segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Programa Cooperação Internacional

Prefeito de Santo Antonio de Jesus participou do Programa de Cooperação Internacional
Apenas vinte prefeitos de todo Brasil e dirigentes como o presidente do Partido Democratas (DEM), deputado federal Rodrigo Maia (RJ), Presidente da Fundação Liberdade e Cidadania (FLC), deputado federal José Carlos Aleluia (BA), Vice-presidente do DEM, deputado federal Antônio Índio da Costa (RJ), Diretor executivo da FLC, ex-deputado federal Paulo Gouvêa da Costa foram convidados a participarem do encontro que aconteceu na Alemanha no período de 9 a 15 de novembro de 2008, com toda viagem patrocinada pelos organizadores, através da Fundação Liberdade e Cidadania e do Programa de Cooperação Internacional da Fundação Konrad-Adenauer .
O Prefeito reeleito de Santo Antonio de Jesus – BA , Euvaldo Almeida Rosa (DEM), está entre os três prefeitos escolhidos da Bahia, que participou do seminário na República Federal da Alemanha, para trocas de experiências em administração pública, conhecendo in loco a realidade de um dos maiores centros de referências no que se refere à gestão pública.
Entre os temas abordados está a História e princípios fundamentais da administração local na República Federal da Alemanha, A formação e o aperfeiçoamento de funcionários públicos. Foi proferida uma entrevista com o deputado estadual, Klaus Herrmann - especialista em Administração Pública - sobre assuntos de competência das Assembléias Legislativas dos Estados Alemães na política local.
No dia 10 de novembro, os prefeitos seguiram para a cidade de Stuttgart, onde foram recepcionados pelo prefeito Wolfgang Schuster para uma reunião onde foi debatidos diversos assuntos sobre: Estrutura e organização de uma cidade Alemã de porte médio (cerca de 600 mil habitantes): o exemplo de Stuttgart, capital do estado de Baden-Württemberg, Reforma Administrativa, Atendimento ao cidadão, Internationalidade, Mobilidade urbana, Planejamento Municipal, (urbanização, planejamento da construção civil, participação cidadã, plano de ordenamento).
Na ocasião, após almoço no restaurante no Jardim de Inverno, aconteceu um passeio a Stuttgard de bonde, elevador de cremalheira e trem municipal. Ao retornarem, deram continuidade ao debate sobre o Sistema de Trânsito Integrado da capital do Estado de Baden-Württemberg e Parceria para segurança pública entre Polícia, Prefeitura e cidadãos da cidade. Dando seqüência ao roteiro, a comitiva estave visitando diversas instituições municipais de abastecimento e logo após, o Museu da Mercedes Benz.
Em 13 de novembro, os prefeitos seguiram para Augsburg, em breve caminhada pela Prefeitura, e recepcionados pelo prefeito Kurt Gribl e representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, onde discutiram sobre: Princípios e projetos locais de proteção ao meio ambiente (Proteção do clima e energia, Gestão ambiental, Aconselhamento de meio ambiente, “Agenda 21” - em Augsburg), Conceito de Gestão de Resíduos – modelo local, e também sobre a função e competência da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Baviera como instituição especializada em Proteção ao Meio Ambiente, Geologia e Gestão da Água da Baviera, entre várias outras informações. Augsburg é referência como centro de competência do meio ambiente.
Este encontro Brasil-Alemanha, faz com que os prefeitos possam através desta troca de experiência, apresentar e buscar soluções para as diversas áreas da administração pública.

Nenhum comentário: