terça-feira, 4 de novembro de 2008

Histórico:II

Histórico:
* * * * *


SANTO ANTÔNIO DE JESUS BAHIA Monografia - N.º 160 Ano: 1969

NOTAS HISTÓRICAS

No princípio, apenas descendentes dos aguerridos índios da Pedra Branca, vivendo de caça, pesca e de pequenos roçados.
Atraídos pela excelência das matas e fertilidade das terras, foram chegando os primeiros colonos. A esse tempo, já havia sido recomendada, à Relação da Bahia, proteção aos indígenas e, por Carta Régia datada de 1663, determinada reserva de uma légua quadrada de terra, para aldeamento e sustento dos silvícolas . Dentre os que obtiveram patrimônios territoriais, constam os índios da Aldeia de Santo Antônio.
De quantas sesmarias se conhecem, tudo leva a crer que foi a concedida a Antônio de Souza Andrade e João Borges de Escobar, em 1644, a mais antiga e a que mais se ajusta aos limites atuais do Município de Santo Antônio de Jesus, embora não o abranja de todo.
Relevante foi a atuação dos padres Mateus Vieira de Azevedo, José Ferreira e Bento Pereira, coadjuvados por Manuel dos Santos Carvalho e Luís Vieira de Brito, na história da colonização.
A residência do Padre Mateus Vieira de Azevedo foi transformada no primeiro povoado, graças a ereção, ali, de um Oratório, sob a invocação de Santo Antônio de Jesus. Por Provisão datada de 23 de setembro de 1777, o Oratório transformou-se em Capela, filiada à Freguesia de Nossa Senhora de Nazaré, em cujas "roças" estava situada.
O topônimo Santo Antônio de Jesus prevaleceu até 1931, quando foi simplificado para Santo Antônio. Sete anos depois, voltou a vigorar a primitiva denominação.
Formação Administrativa
O distrito de Santo Antônio de Jesus foi criado pela Lei Pronvincial n.° 448, de 19 de junho de 1852, e o Município, com um único distrito, desmembrado do Município de Nazaré, pela de n.° 1.952, de 29 de maio de 1880. Sua instalação ocorreu a 4 de março de 1883.
Dois distritos: Santo Antônio e Vargem Grande passaram a compor o Município, de 1933 a 1943. Posteriormente figura com o distrito-sede Santo Antônio de Jesus e o de Varzedo.
Por Lei de 15 de outubro de 1827, criou-se o Distrito de Paz. Termo judiciário da Comarca de Nazaré, até 31 de dezembro de 1943, quando foi criada a Comarca de Santo Antônio de Jesus.
Fonte: IBGE

Nenhum comentário: